Ao utilizar dispositivos de proteção respiratória, a pessoa que entra deve ser supervisionada. A proteção respiratória também deve ser usada durante as operações de resgate. As máscaras de gás normais não oferecem proteção contra a deficiência de oxigênio. A mesma precaução deve ser tomada com grandes sistemas permanentes de supressão de incêndios, que são muitas vezes automáticos, e aqueles que se encontram nessas áreas devem ser avisados do perigo.
Enchimento de cilindro. Compressores de alta pressão ou bombas de líquido são operados durante o enchimento de garrafas. As bombas podem operar com líquidos criogênicos (temperatura muito baixa). Os postos de abastecimento também podem conter grandes tanques de armazenamento para gases líquidos em estado pressurizado e/ou congelado.
O enchedor de gás deve verificar se os cilindros estão em condições aceitáveis para enchimento e deve abastecer com o gás correto, no máximo, na quantidade ou pressão aprovada. O dispositivo de enchimento deve ser projetado e testado para determinada pressão e tipo de gás e protegido por válvulas de segurança. Os requisitos de limpeza e materiais para aplicações de oxigênio devem ser rigorosamente respeitados. Ao abastecer com gases inflamáveis ou tóxicos, atenção especial deve ser dada à segurança dos operadores. O principal requisito é uma boa ventilação combinada com equipamento e técnica adequados.
Um perigo particular é representado por cilindros que foram contaminados pelo cliente com outros gases ou líquidos. Garrafas sem pressão residual podem ser lavadas ou evacuadas antes do enchimento. Deve-se ter cuidado especial para garantir que os cilindros de gases medicinais estejam livres de substâncias nocivas.