De quais funções nenhum soldador pode prescindir?

A tensão é o principal parâmetro para regular soldadores MIG/MAG. O ajuste deste parâmetro influencia a natureza do arco de soldagem, seu poder de penetração no material soldado e, de forma mais geral, o comprimento do arco de soldagem. Obviamente, quanto mais espessos os materiais a serem soldados, maior será a faixa de ajuste para este parâmetro [V]. Normalmente, dispositivos alimentados por 230 V, ou seja, aqueles conectados a uma tomada padrão, têm uma faixa de 14 [V] a 28 [V], enquanto aqueles alimentados pela chamada “energia”, ou seja, 400 V, têm uma faixa de 14 [V] a 32 [V].

maquina de solda e corte laser​

Outro parâmetro, ou melhor, função, de soldagem é o Pulso e o Pulso Duplo. Dispositivos com essa função têm uma gama muito mais ampla de aplicações, principalmente porque melhoram as características do material fornecido à poça de fusão. Essas funções afetam a seção transversal da solda, a qualidade do cordão de solda, reduzem respingos e, no caso do Pulso Duplo, também obtemos o característico efeito “escama de peixe ou dragão”. 

A função 2T/4T (dois tempos/quatro tempos) é usada normalmente em máquinas MIG/MAG, soldadores TIG e plasma. Esta é uma maneira de iniciar e parar a soldagem; a função é ativada e controlada a partir da tocha (pistola de soldagem). No modo dois tempos (2T), o gatilho é pressionado duas vezes do início ao fim da soldagem – esta função é normalmente usada para soldas curtas. No modo quatro tempos (4T), o gatilho é pressionado quatro vezes; a vantagem desta função é uma maior ergonomia na soldagem, pois o gatilho não é mantido pressionado entre o primeiro acionamento (tempo 1) e a liberação (tempo 2). Isso reduz a fadiga durante o processo de soldagem, melhorando significativamente a eficiência e a qualidade de soldas mais longas.