Estas telas de competição são proibidas para uso na estrada (norma ECE E22.05) porque filtram muita luz. Estas viseiras são extremamente perigosas, especialmente à noite.
A qualidade de refração (propriedade de refratar a luz) de uma viseira de irídio, particularmente no caso de uma viseira “espelho”, aplica-se tanto ao exterior como ao interior (como acontece com um espelho unidirecional). À noite, dependendo do ângulo, os faróis do veículo podem refletir e ofuscar o motorista (síndrome do flash).
Se for utilizada uma viseira de irídio, o capacete não é aprovado. Portanto, em caso de acidente, não há seguro. E em caso de fiscalização, multa de quarta classe (135€ reduzido para 90€), menos 3 pontos e a moto pode ser imobilizada.
Se você optar por um capacete jet aberto e usar óculos, deverá escolher um modelo que inclua tela, para evitar o impacto de cascalho ou pedras nas lentes dos óculos.
Ou escolha óculos resistentes a impactos projetados para andar de motocicleta, e não óculos de segurança para trabalho.
Uma alternativa, porém: óculos de proteção de laboratório, a serem solicitados ao oftalmologista.
Em geral, mesmo que você não use óculos, leve sempre um fone de ouvido com tela . No dia em que você receber um pedaço de cascalho no olho, um inseto grande na bochecha ou uma pedra no rosto, tudo com a velocidade da moto aumentando a força do impacto, você vai entender o porquê… Mesmo que receba. não dirija apenas na cidade, lembre-se de que às vezes também há insetos, cascalho, poeira, partículas de diesel, gases de escapamento, fumaça de cigarro, etc. Manter sempre uma boa visão é vital demais em uma motocicleta para correr riscos em nome de alguma vaga razão de conforto ou estética!